Rating: 3.1/5 (2068 votos)

ONLINE
11




Partilhe esta Página




♣PET-Construção Civil ♣
♣PET-Construção Civil ♣

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

 

Paredes de Pet

 

Ser sustentável não é só economizar energia elétrica ou separar o lixo. É ter ideias criativas para reutilizar materiais que iriam para o lixo e transformá-los em obras de arte.

Este foi o pensamento dos donos da Danone Waters, no Japão, implementado pelo Klein Dytham arquitetura.

As paredes do escritório da empresa são feitas de garrafa PET empilhadas da própria marca, proporcionando uma boa qualidade na iluminação do ambiente e baixíssimo custo na mão-de-obra.

 

A parede separa os ambientes sem prejudicar a iluminação

 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Telhado de Garrafas Pet

 

 

O telhado de garrafas pet é uma alternativa viável, artesanal e criativa de se construir. Além de conferir uma estética diferenciada e durabilidade, mostra-se como uma opção de baixo custo. É uma tecnologia ecológica, porquê reutiliza e recicla as garrafas que muito provavelmente estariam nos leitos de nossos rios.


Passo a passo e materiais:

A média de garrafas que se reutiliza por metro² é de 14 a 18 garrafas aproximadamente, dependendo da abertura que se dá a cada telha.

É importante que se reutilize somente as garrafas que forem lisas, para que o encaixe das telhas se dê por igual.

 

 

Utilizamos como fôrma um cano PVC de 100mm com 20 cm de comprimento e com uma abertura vertical para facilitar a entrada da pet.

 

     

Com um estilete, corte o bico e o fundo da garrafa.

 

 Depois amasse o que sobrou da garrafa ao meio.

 

 Corte com o estilete obtendo duas partes iguais, uma capa e uma bica.

 

 Grampear as duas extremidades até atingir a área total do telhado. Pode-se utilizar também rebites para unir uma fileira a outra, mas se não houver incidência de ventos fortes não há necessidade.

 

 Atenção! Para garantir uma boa funcionalidade, o telhado deve ter no mínimo 35% de inclinação.

 

 Esse telhado é ideal para a construção de estufas, ou para áreas externas da casa como a varanda. Se caso houver a necessidade de barrar a incidência de raios solares, utilizamos como forro, caixas de leite (embalagens tetrapak).

 


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

CONSTRUA SUA CASA COM GARRAFAS PET

 

Garrafas PET podem substituir os tijolos na contrução de moradias? É possível construir desde um muro até a casa toda utilizando garrafas PET ao invés de tijolos.
O custo de uma obra feita com garrafas PET é inferior ao custo de uma obra convencional?
Observe como estas casas foram feitas,o uso de cimento e ferro é muito superior a um projeto convencional, além da mão de obra na preparação das garrafas,que torna o tempo de execução muito longo. 
Com uma estrutura como esta das fotos, é possível construir paredes até de papel!


Veja as fotos abaixo:

Enchimento e compactação das garrafas PET.

Usa-se terra úmida ou uma mistura de terra e cimento.


Nesta foto, a base para um canteiro está sendo executada.

Aqui pode-se ver as colunas feitas com garrafas ( usa-se uma coluna armada no centro).

     
Cordas de nylon ou arame são trançadas para obter ancoramento da da massa de preenchimento.

Observem as garrafas trançadas no encontro de paredes (colunas sem armação).

Revestimento ao nível das tampinhas.

Depois de muito trabalho, garrafas e cimento sem miséria, sua casa pode ficar assim.

VIU COMO É FÁCIL? 

Comece a juntar garrafas para construir sua casa.Logo postarei alguns projetos com dicas e material necessário para construir.

É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA CASA COM RESISTÊNCIA E ISOLAMENTO TÉRMICO USANDO COMO MATERIAL BÁSICO APENAS GARRAFAS,TERRA E MUITO CIMENTO. 

Fonte: http://blogarrafapet.blogspot.com

Uma Sra construiu uma casa e gentilmente respondeu estas perguntas a respeito da construção.

Juntando estas respostas as demais fotos, penso que já dá para iniciar a construção da sua casinha feita com garrafas PET. Boa sorte!!!


Como é a temperatua em uma casa feita com garrafas PET?
Em geral pode-se dizer que é um desenho bioclimático, o que significa que quando estiver frio lá fora, dentro será quente e vice-versa.


Quanto custa construir uma casa com garrafas PET em relação a construção convencional?
Normalmente podemos dizer que o custo baixa entre 40% e 60 %, com respeito ao preço da construção tradicional, dependendo do tipo de obra que estamos construindo.


Que tipo de garrafas pode ser usado?
Em geral pode-se usar todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede.


Como construímos as colunas e qual a proporção da mistura?
Nas colunas podem ser usadas garrafas de 500 ou 600 ml formando um círculo de 11 garrafas. No centro amarramos entrelaçadamente os gargalos com sisal ou nylon. A mistura pode ter uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal), mas muitos projetos mais simples usam somente barro para construir as paredes e colunas.


Como se amarram as garrafas em uma parede?
Usa-se sisal ou fios de nylon normalmente utilizado na agricultura. Devemos amarrar cada garrafa entre si como se fosse uma rede tanto nos gargalos quanto na base da garrafa . A base é entrelaçada dando uma volta com o laço quando a colocamos. Nos gargalos, igualmente, damos uma volta de modo a entrelaçar umas com as outras em uma forma losangular.


Qual a proporção da mistura das paredes?
Nas paredes são usadas normalmente uma mistura de terra com calcário/barro muito similar a argila onde ainda pode ser acrescentada a palha de arroz. A proporção é de 1:6:1 (1 de cimento, 6 de argila e uma de cal). Esta mistura com a cal e cimento serve para evitar problemas em épocas de chuva.

A mistura pode ser ainda a mesma usada para fazer as colunas com uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal). Para a construção de cabanas pode se utilizar a mistura com a proporção de até 1:10:0,5 (1 de cimento, 10 de terra e meia de cal).


Como as garrafas são preenchidas?
Usa-se um funil que pode ser feito com o gargalo de uma garrafa menor. Para enchê-las podem ser utilizados quaisquer sólidos como terra, areia, palha de arroz ou trigo e inclusive resíduos de compostagem. O importante é que quanto mais seco é o material, mas fácil se enchem as garrafas.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥