Reciclagem artesanal de papel
Reciclar papel é uma forma de reaproveitar parte das coisas que jogamos fora. Coisas que, com o restante do nosso lixo, acabariam desperdiçadas nos lixões e aterros das cidades
Cerca de 40% do lixo urbano é papel. A reciclagem industrial de papel atualmente recupera 30% dos papéis descartados no Brasil, com grandes vantagens para o ambiente. Cada tonelada de papel reciclada poupa, em média: - 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado); - 2,5 barris de petróleo; - 50% da água usada na fabricação normal (ou 30.000 litros); - o volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros.
A reciclagem do papel também gera menos poluição da água (65%) e do ar (26%) do que a fabricação a partir da celulose virgem (segundo o World Watch Institute).
Certamente você não dará conta de transformar todos os papéis que você descarta - caixas, envelopes, jornais, impressos, etc - em papel novo. A reciclagem artesanal é educativa e divertida, uma forma de vivenciar o processo. Os papéis que você não reciclar podem ser separados e encaminhados para catadores, sucateiros, entidades assistenciais ou, se existir, para o programa de coleta seletiva de sua cidade.
Clique nas imagens para entrar
Sacolas de jornal Cestaria em jornal
Descanso de panelas e copos
|